sexta-feira, 30 de abril de 2010

III Encontro de Coordenadores de Região Nordeste do Sistema UAB

Encerra-se hoje o III Encontro de Coordenadores da Região Nordeste do Sistema UAB, do qual participa a Profª. Wilsa Ramos (na foto a direita), coordenadora geral da UAB na Universidade de Brasília.
O evento está sendo realizado em Recife - PE, entre os dias 29 e 30 de abril de 2010. Em sua terceira edição, o encontro acontece entre coordenadores de polos e de Instituições de Ensino Superior (IES) para discutir e avançar nas etapas de implementação da educação superior a distância no Brasil.
Além disso, o encontro serve para a troca de experiências entre os coordenadores/as gerais, adjuntos e de polos da UAB.
Clique aqui e veja mais fotos do evento.




A UnB no sistema UAB

O Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB foi criado em 2005 pelo Ministério da Educação - MEC, com a finalidade de expandir e interiorizar a educação superior no país através do ensino a distância. Atualmente, o programa UAB na UnB oferta 9 (nove) cursos de graduação em quatro regiões brasileiras, totalizando o atendimento a 28 pólos, com aproximadamente 3.000 alunos de graduação, além de cursos de extensão e pós-graduação lato sensu.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

III Encontro de Reflexão Pedagógica do Curso de Capacitação em EAD no Ensino Superior

Aconteceu ontem, 28 de abril de 2010, o 3º Encontro de Reflexão Pedagógica do Curso de Capacitação em EAD no Ensino Superior. Este curso é ofertado em parceria entre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), para professores/as autores/as, que constroem disciplinas para oferta online, aberto também para revisores, que revisam a disciplina para uma segunda oferta. O evento ocorreu na Faculdade de Educação e contou com a presença de mais de 25 professores/as vinculados à UAB/UnB. 
 

O curso é coordenado pelo Professor Carlos Alberto Lopes de Sousa, com a participação de professores/as do Núcleo UAB e da Faculdade de Educação da UnB que, além de terem experiência em educação a distância, são autores/as dos módulos do curso. Os professores/as envolvidos/as são: Profª. Wilsa Ramos (coordenadora geral da UAB/UnB), Profª. Carmenísia Gomes, Profª. Ruth Gonçalves, Prof. Elício Pontes, e conta com o apoio de Ludmila Correia do Núcleo de Formação e Acompanhamento ao Professor/a da UAB. A Profª. Wilsa Ramos frisou a necessidade de os professores realizarem o curso de formação a distância para sentirem o que é "estar na pele" de um aluno virtual.

A equipe que oferece apoio ao curso é composta pelos Núcleos de Formação e Acompanhamento aos Professores e de Produção de Materiais Multímídia e Conferência Web da UAB/UnB. O curso é realizado a distância e conta com alguns encontros presenciais. Também no decorrer do curso são realizadas Oficinas de Apoio Pedagógico e Tecnológico, que orientam os professores na criação dos recursos e atividades do Moodle para cada situação pedagógica específica.

Na ocasião, foram debatidos os desafios da construção de disciplinas para a educação a distância, em especial na UAB/UnB, a escolha dos meios didático-pedagógico e a importância da criação do Guia da Disciplina, como um documento estruturador e norteador das ações a serem desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Para ver mais fotos, clique aqui

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Seleção de Tutores/as e Gestores/as para o Curso de Bacharelado em Administração (UAB/UnB)

O Curso de Administração a distância (ADM/EaD) da Universidade de Brasília/UnB torna público o recrutamento e seleção de Tutores/as a Distância e Gestores/as Acadêmicos.

domingo, 25 de abril de 2010

UNESCO, OREALC E SEED/MEC promovem a Conferência Internacional O Impacto das TICs na Educação

A Representação da UNESCO no Brasil, o Escritório Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (OREALC/UNESCO Santiago) e a Secretaria de Educação a Distância do Ministério de Educação do Brasil (SEED/MEC) promovem nos dias 27 e 28 de abril, em Brasília, das 9h às 18h, a Conferência Internacional O Impacto das TIC na Educação, que será realizada no  Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizado no endereço SAUS Quadra 05 - Lote 01 - Bloco M 2º andar - Brasília - DF. 

A Conferência tem por objetivo

Deliberações da Conferência Nacional de Educação

Já está publicado no Portal Fórum EJA algumas imagens, powerpoints e vídeos da Conferência Nacional de Educação (CONAE). 

Você também pode acompanhar as notícias da CONAE no próprio site da Conferência:  http://conae.mec.gov.br/

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Construindo os Blogs Institucionais

Olá Internautas, Estudantes da UAB/UnB, Professores/as e Comunidade Acadêmica! É um prazer recebê-los/as em nosso Blog! Queremos dizer que a cada dia estamos trabalhando para a melhoria das notícias e avisos que publicaremos por aqui, bem como nos demais Blogs Institucionais, como o Blog da Tutoria na UAB/UnB que já está funcionando. Como ainda estamos "ajeitando" nossos Blogs Institucionais, mexendo em layouts, incorporando ícones, etc, pedimos a compreensão de vocês dadas algumas mudanças repentinas. Convidamos você(s) a criar(rem) seu(s) próprio(s) Blog(s) para produzir seus próprios conteúdos e divulgá-los para todos/as, inclusive, para nós! Especialmente, gostariamos que os Polos de Apoio Presencial da UAB criassem Blogs para divulgar os eventos e formações realizadas in loco. Esperamos também dicas e sugestões para aprimoramos os nossos Blogs Institucionais. Contamos com o apoio de vocês! Equipe UAB/UnB

terça-feira, 20 de abril de 2010

Conferência debate ciência, tecnologia e inovação no Brasil

Entre os dias 26 e 28 de maio, será realizada a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). O evento visa a elaborar diretrizes para a consolidação de uma Política Nacional sobre a área, promovendo a efetiva cooperação entre os âmbitos federal, estadual e municipal. A conferência é coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
Na edição deste ano, os eixos temáticos serão: Sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação; Inovação na sociedade e nas empresas; Pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas; Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social. Outras informações e inscrição no site http://www.cgee.org.br/cncti4/. O evento acontece no hotel Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel e no Golden Tulip Brasília Alvorada, na capital federal, localizado no SHTN trecho 1, conjunto 1B, Blocos A, B e C, Brasília-DF.
Retirado em: http://www.ufrj.br/mostraNoticia.php?cod_noticia=9526 Acesso em: 20 abr. 2010.

domingo, 18 de abril de 2010

UAB oferecerá mestrado a distância

A partir de 2011, a UAB (Universidade Aberta do Brasil) passará a oferecer os primeiros programas de pós-graduação stricto sensu a distância. Atualmente, são disponibilizadas vagas em cursos de graduação e especialização. Estão previstas, a princípio, a criação de dois cursos de mestrado profissional:

sábado, 10 de abril de 2010

Acompanhe a UAB/UnB nas Redes Sociais

A partir de agora os atores sociais ligados ao Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade de Brasília (UnB) já podem acompanhar a UAB/UnB em diversas ferramentas de mídia social, como o Orkut, Facebook, Twitter, Youtube e Picasa Web

Os objetivos da implementação do Projeto “Mídias Sociais da UAB/UnB” são reunir e aproximar os atores integrantes da UAB/UnB, divulgar notícias, avisos, eventos e atualizações do site da UAB/UnB, mas também outras informações relacionadas com a EaD no Brasil e no mundo. Extensivamente, pretende-se também ampliar o atendimento aos estudantes e usuários do site em suas dúvidas, sugestões e reclamações. 

Para acompanhar a UAB/UnB nas diversas redes sociais, basta adicionar nossos perfis em sua conta ou, em alguns casos, só acessá-los como no twitter. 



ORKUT 


Related Posts with Thumbnails

Blog Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified