quarta-feira, 26 de maio de 2010

FNDE dá seu parecer sobre o atraso no pagamento de bolsas da UAB/UnB

Após duas semanas de atraso no pagamento das bolsas, a UAB/UnB entrou em contato diretamente com a ASCOM (Assessoria de Comunicação) do FNDE nessa quarta, 26 de maio. Questionados sobre o atraso no pagamento de bolsas, o FNDE respondeu que não há relação com a greve. Segundo Leandro, da ASCOM, o problema na distribuição de recursos se deve a questões operacionais e o pagamento deve ser feito em no máximo duas semanas. Relembrou ainda que problemas parecidos já causaram atrasos maiores nos pagamentos e que o FNDE repassa recursos não só para a UAB, mas para todo o Brasil.

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação) é uma autarquia do Ministério da Educação responsável pela transferência de recursos. Os funcionários estão em greve desde o dia 26 de abril pela reestruturação dos planos de carreira.

___________________________

Anteriormente, a Capes havia explicado o atraso pautada na greve do FNDE. Confira a notícia anterior aqui .

Você se interessou por essa notícia? Deixe sua opinião!



Sete Milhões de Brasileiros já Fizeram Curso a Distância pela Internet

Nova pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), divulgada em abril, aponta que aproximadamente 7 milhões de brasileiros já fizeram cursos a distância pela internet. Como o foco é o uso de computadores na rede, a pesquisa exclui métodos impressos, teleconferências, rádio e TV. A estimativa não se prende apenas aos alunos de graduação, avaliados em aproximadamente um milhão de usuários pelo MEC, mas a todo e qualquer estudante, sem medir grau de ensino.
 
Outra boa notícia, oriunda da mesma pesquisa, é que o crescimento anual de pessoas que fazem cursos pela internet foi percentualmente maior que o próprio crescimento de usuários da rede nos últimos três anos. 
 
Esses dados só vêm confirmar o espaço que a EaD conquista no Brasil a cada dia. Você - aluno, coordenador, tutor ou professor - também faz parte dessa conquista.

Você gostou dessa notícia? Deixe aqui o seu comentário. A UAB/UnB quer saber a sua opinião.

_________________________________________

Essa notícia teve como base a matéria do Portal Universia.
Confira também o site do CGI.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Abertura do Blog da Comunidade dos Professores na UAB-UnB

A partir de hoje os professores da UAB-UnB ganham mais um espaço de comunicação. Trata-se da Comunidade dos Professores na UAB-UnB, um Blog destinado aos professores autores, revisores e supervisores da UAB-UnB.
O blog é um excelente meio de comunicação. Por meio dele, as pessoas podem acompanhar as notícias, mas principalmente opinar sobre os conteúdos publicados. No Blog da Comunidade dos Professores na UAB-UnB poderão ser encontradas informações sobre:
·  As funções dos atores da UAB.
·  A agenda das oficinas temáticas de moodle.
·  A agenda dos encontros de reflexão pedagógica.
·  A bolsa-auxílio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
·  A criação, revisão e oferta de disciplinas online.
·  O guia de estudos – como elaborar, principais tópicos, etc.
·  O material impresso.
Além das notícias, professores e professoras ficam conhecendo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Acompanhamento e Formação ao Professor da UAB-UnB. 
Convidamos vocês a conhecerem e divulgarem o Blog: Comunidade dos Professores na UAB-UnB.  
Sejam bem-vindos e bem-vindas!
Equipe UAB-UnB
Importante: usamos em quase todo o texto pronomes e artigos masculinos para facilitar a leitura, mas nesses casos sempre nos referimos também ao gênero feminino. 

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Capes Explica Atraso no Pagamento de Bolsas


Em comunicado oficial encaminhado aos coordenadores da UAB através do canal restrito de comunicação ATUAB, a Capes esclareceu o atraso no pagamento das bolsas referente ao mês de abril e pediu a colaboração de todos na divulgação dessa notícia para os bolsistas. A mensagem na íntegra pode ser conferida a seguir:

Prezados Coordenadores UAB
O prazo final que sempre adotamos para o pagamento das bolsas é até o décimo quinto dia útil do mês subsequente, prazo que, na grande maioria das vezes, conseguimos cumprir inclusive com certa antecedência.
Para o pagamento da parcela de abril/10, nosso prazo final é até o dia 21 de maio, porém, com a greve do FNDE é provável que não consigamos cumprir com essa data. Estamos empenhando esforços junto com a coordenadora geral da CGAUX - FNDE para evitar qualquer tipo de transtorno, todavia, estamos avisando com certa antecedência de que é possível que esse pagamento sofra atraso.
Pedimos que divulguem essa informação para os seus bolsistas, com o intuito de que eles possam se programar caso isso venha a se concretizar.

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação) é uma autarquia do Ministério da Educação responsável pela transferência de recursos. Os funcionários estão em greve desde o dia 26 de abril pela reestruturação dos planos de carreira.


Essa notícia é interessante para você? Deixe aqui o seu comentário!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cobertura do IV Encontro de Coordenadores de Polo da UAB-UnB



Quinta-feira, 13 de maio, às 9h30min, iniciaram-se os trabalhos do IV Encontro de Coordenadores de Polo da UAB-UnB. Na solenidade de abertura, compuseram a mesa a Profª. Drª. Wilsa Maria Ramos, o Profº. Drº. Athail Rangel Pulino Filho, a Profª. Drª. Márcia Abrahão Moura e o Profº. Drº. Celso José da Costa.

Estiveram presentes também Coordenadores/as de Curso da UAB/UnB, Coordenadores/as de Tutoria e responsáveis pelas Coordenações e Núcleos da UAB/UnB. Na ocasião, o Diretor de Educação a Distância da CAPES-MEC, Sr. Celso José da Costa, apresentou a pesquisa de avaliação que a CAPES-MEC fez dos polos de apoio presencial da UAB. Também foram entregues dois notebooks, adquiridos pelo Edital Pro-equipamento, aos coordenadores dos polos do Acre, Distrito Federal, Bahia e Goiás. 

Dentre as discussões, especial abordagem foi dada à produção do material impresso. A Profª. Wilsa frisou que o material é indispensável, pois muitas vezes os alunos só têm acesso à internet nos polos, e querem estudar durante algum deslocamento ou mesmo em suas próprias casas. 

No contexto da expansão da UAB na UnB, a Profª. Wilsa destacou que os polos que não tiverem condições básicas não poderão (re)ofertar cursos. No entanto, esses polos que não atendem aos critérios para a (re)oferta serão socorridos, a fim de sanar suas necessidades. A novidade é curso de Administração Pública, que deve ter edital de vestibular lançado já na próxima quinzena, garantiu o Prof. Francisco Antônio Coelho Jr., coordenador do curso.

Outro assunto importante é que, em reunião do colegiado UAB/UnB, foi decidido que as regiões Norte e Centro-Oeste são as áreas prioritárias de atendimento para a expansão dos cursos de ensino superior da UAB/UnB, principalmente, nos estados do Acre, Rondônia, Pará, Roraima, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Saiba o que os coordenadores acharam do evento:

Quando questionada sobre o que levaria desta reunião para o seu polo, a Prof.ª Marizeli, de Ipatinga-MG, falou sobre o conhecimento do perfil do seu aluno, mais maduro, que não acabou de sair do Ensino Médio. "Levarei muitas coisas que anotei aqui, uma delas é esse incentivo de acesso às redes socias na internet" - disse a Prof.ª Dinelaine, do polo de Barretos-SP. A Prof.ª Graça Garcia, do polo de Duas Estradas-PB, destacou a importância dos estágios supervisionados.

Outros coordenadores presentes demonstraram sua satisfação com o encontro, que definiram como fundamental para o desenvolvimento do sistema UAB/UnB. "O contato maior com os demais coordenadores, o esclarecimento das dúvidas, a avaliação dos resultados dos polos, tudo é diferente quando estou no Acre. Aqui essas coisas ganham vida." - disse a Profª Elenilda Maia, do polo de Cruzeiro do Sul-AC.

O evento, referente ao 1º semestre de 2010, teve a duração de dois dias e foi realizado no Edifício da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior.

Para ver mais fotos do evento, clique aqui

Veja a apresentação da Profª. Wilsa Maria Ramos, clique aqui.  

Veja a apresentação da Profº. Carlos Alberto Gonçalves, clique aqui

Encontro Distrital e Nacional dos Estudantes de Pedagogia

Entre os dias 17 e 27 de julho de 2010, ocorrerá na Universidade de Brasília (UnB) o 30º ENEPe (Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia). Participam do ENEPe estudantes de Pedagogia de todo o país, de faculdades públicas e particulares, inclusive na modalidade a distância.

30º ENEPe é apoiado, institucionalmente, pela Direção da Faculdade de Educação e Reitoria da UnB, e é um ótimo momento para um encontro tanto dos estudantes da modalidade a distância da UAB como também com os da modalidade presencial.

O tema do 30º ENEPe é "Educação Básica e Práticas Pedagógicas: Relações Possíveis", e tem ainda 7 eixos temáticos, a saber: Práticas Pedagógicas Transformadoras, Políticas Públicas para a Educação Básica, Currículo da Educação Básica, Avaliação na Educação Básica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Regulamentação da Profissão e Movimento Estudantil de Pedagogia. Haverá vivências, grupos de discussão, plenárias, apresentação de trabalhos acadêmicos selecionados por edital, festas regionais e muito mais!

 
As inscrições para o ENEPe estarão abertas a partir de 17/05/2010. Mais informações sobre o ENEPe (como o Projeto e Programação Oficial) podem ser encontradas no site: www.enepebrasilia2010.com.br


Antes do ENEPe também ocorrerá o EDEPe (Encontro Distrital de Estudantes de Pedagogia) nos dias 22 e 23 de maio., na Faculdade de Educação da UnB. Para maiores esclarecimentos sobre o EDEPe vocês podem entrar em contato através dos e-mails informados na imagem ao lado (clique nela para ampliar). 

Vejam o Projeto e Programação no site do evento.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2010, ocorrerá em Brasília no Hotel Golden Tulip Brasilia Alvorada, a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas pelo site do evento.

A conferência, que foi convocada por Decreto Presidencial de 3 de agosto de 2009, terá como título “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”. Será uma conferência de natureza avaliativa e sugestiva para a formulação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação que tenha como objetivo principal um desenvolvimento sustentável, cujos aspectos econômico, ambiental e social sejam respaldados por uma discussão ampla com a sociedade.

Confira a programação do evento e sabe mais notícias sobre a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

terça-feira, 11 de maio de 2010

IV Encontro de Coordenadores de Polo da UAB


A UAB-UnB estará promovendo nos dias 13 e 14 de maio o IV Encontro de Coordenadores/as de Polos da UAB.


O evento será realizado na CAPES/MEC, sala “N”, SBN Quadra 02 Bloco L Lote 6, subsolo, Asa Norte, Brasília – DF, tendo sua abertura oficial às 9h do dia 13/05 e encerramento às 17h do dia 14/10.


Participarão do Encontro os/as Coordenadores/as de Polo da UAB, Coordenadores de Graduação (Licenciaturas) e de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização).

Confira a programação aqui

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Abertura do V Curso de Especialização em Educação Continuada e a Distância

A Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) iniciou hoje, 03 de maio de 2010, às 18h45min, as atividades do V Curso de Especialização em Educação Continuada e a Distância. 

O evento foi transmitido pelo Sistema de Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Quase 100 estudantes puderam assistir a abertura em suas próprias residências. O curso é estruturado em 10 módulos, com 420 horas, e previsão para o término em julho de 2011. 

O curso tem como objetivo formar, em nível de Especialização, funcionários da UnB, CAPES-MEC e pessoas vinculadas à UAB, para atuarem, proporem, desenvolverem e realizarem ações em educação a distância. A concepção de educação a distância do curso se baseia na idéia de uma “comunidade de trabalho e aprendizagem em rede”. Inclusive, os/as professores/as do curso desenvolveram um livro, com esse título, que pode ser baixado para download aqui

Na ocasião, foi apresentada a estrutura do curso, os professores/as do curso, a equipe de tutores, a coordenadora de tutoria, o coordenador de tecnologia, a equipe de apoio, a secretária, bem como os/as parceiros/as da UAB. 

Para vê mais fotos, clique aqui.
Related Posts with Thumbnails

Blog Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified