quinta-feira, 29 de abril de 2010

III Encontro de Reflexão Pedagógica do Curso de Capacitação em EAD no Ensino Superior

Aconteceu ontem, 28 de abril de 2010, o 3º Encontro de Reflexão Pedagógica do Curso de Capacitação em EAD no Ensino Superior. Este curso é ofertado em parceria entre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), para professores/as autores/as, que constroem disciplinas para oferta online, aberto também para revisores, que revisam a disciplina para uma segunda oferta. O evento ocorreu na Faculdade de Educação e contou com a presença de mais de 25 professores/as vinculados à UAB/UnB. 
 

O curso é coordenado pelo Professor Carlos Alberto Lopes de Sousa, com a participação de professores/as do Núcleo UAB e da Faculdade de Educação da UnB que, além de terem experiência em educação a distância, são autores/as dos módulos do curso. Os professores/as envolvidos/as são: Profª. Wilsa Ramos (coordenadora geral da UAB/UnB), Profª. Carmenísia Gomes, Profª. Ruth Gonçalves, Prof. Elício Pontes, e conta com o apoio de Ludmila Correia do Núcleo de Formação e Acompanhamento ao Professor/a da UAB. A Profª. Wilsa Ramos frisou a necessidade de os professores realizarem o curso de formação a distância para sentirem o que é "estar na pele" de um aluno virtual.

A equipe que oferece apoio ao curso é composta pelos Núcleos de Formação e Acompanhamento aos Professores e de Produção de Materiais Multímídia e Conferência Web da UAB/UnB. O curso é realizado a distância e conta com alguns encontros presenciais. Também no decorrer do curso são realizadas Oficinas de Apoio Pedagógico e Tecnológico, que orientam os professores na criação dos recursos e atividades do Moodle para cada situação pedagógica específica.

Na ocasião, foram debatidos os desafios da construção de disciplinas para a educação a distância, em especial na UAB/UnB, a escolha dos meios didático-pedagógico e a importância da criação do Guia da Disciplina, como um documento estruturador e norteador das ações a serem desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Para ver mais fotos, clique aqui

3 comentários:

Wilsa Ramos disse...

Colegas,
adorei a reunião formativa da UAB na UnB realizada ontem dia 27 de abril. Realmente vocês têm feito a diferença na graduação a distância. Aproveito para agradecer a presença de todos os professores e coordenadores.
Cada dia vamos quafilicando mais as nossas ações e discussões sobre a implementação da UAB na UnB.
abraços
Wilsa

Giselle disse...

Foi muito bom o encontro e deu para ver que as angústias são comuns a todos. Ouvir o depoimento de alguns professores que já estão na labuta há algum tempo foi esclarecedor e reconfortante. E pensoé sempre muito bom trocar ideias com outros. Parabéns e obrigada! Acho que estes encontros são sempre muito ricos.

Prof. Jose carlos disse...

Gostaria de saber sobre a oferta deste do Curso de Capacitação em EAD no Ensino Superior. tenho o maior desejo em faze-lo.
Um cordial abraço a todos
Prof.Jose carlos
Obs: já tenho um Curso de Tutor EaD.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Blog Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified