Quanto
mais motivos um aluno tem para deixar um curso antes de concluí-lo,
mais propenso ele está a preferir cursos a distância. Essa é uma das
conclusões de um estudo que comparou os interesses de estudantes por
EAD com seus perfis pessoais, considerando variáveis que podem
interferir na continuidade do curso, tais como quanto tempo trabalha
por semana, idade, se é casado ou não, se tem alguma necessidade
especial e outros fatores da vida pessoal. Não só o interesse por
cursos de educação a distância sempre é maior entre o grupo considerado
de risco, como também são estes os que efetivamente se matriculam mais
e também estão mais satisfeitos com cursos do tipo.
Isso levou os autores do estudo a concluir, também com base em outros estudos que indicam o mesmo, que “a razão pela qual os cursos online têm maiores índices de evasão é que eles envolvem grande proporção de estudantes com grande risco de abandonar o curso”. A pesquisa sugere, ainda, que a comparação da evasão entre classes presenciais e a distância pode ser deturpada por causa disso, se não houver o devido cuidado na comparação. “É plausível que, para o grupo dos estudantes com alto risco de evasão, o índice para classes a distância não seja maior, e que talvez seja até menor, do que os índices de evasão em classes presenciais”, afirmam os autores. A pesquisa foi publicada na edição mais recente do Online Journal of Distance Learning Administration (Volume XIII, Número II, Verão de 2010), publicação da University of West Georgia (EUA). Seus autores, Manuel C. F. Pontes e outros cinco, são todos da Rowan University (EUA).
Em
todas as variáveis de risco avaliadas, foi verificado o mesmo padrão de
interesse maior por EAD pelos alunos com maiores chances de deixar o
curso antes da conclusão. A pesquisa também concluiu que em cursos a
distância com grande quantidade de alunos que são dependentes dos pais
(não casados) é menor o interesse por cursos de EAD.
Na tabela, é descrito o nível de interesse de acordo com o conjunto de fatores de risco e de acordo com um desses fatores, o tempo de trabalho durante uma semana. Verifica-se que, enquanto alunos com o mais baixo fator de risco para evasão aderem em menor quantidade e estão menos satisfeitos com a EAD, entre os que têm maiores fatores de risco a adesão é claramente maior e a satisfação também.
Matéria originalmente publicada no portal "Ache Seu Curso a Distância" .
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