sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cobertura do IV Encontro de Coordenadores de Polo da UAB-UnB



Quinta-feira, 13 de maio, às 9h30min, iniciaram-se os trabalhos do IV Encontro de Coordenadores de Polo da UAB-UnB. Na solenidade de abertura, compuseram a mesa a Profª. Drª. Wilsa Maria Ramos, o Profº. Drº. Athail Rangel Pulino Filho, a Profª. Drª. Márcia Abrahão Moura e o Profº. Drº. Celso José da Costa.

Estiveram presentes também Coordenadores/as de Curso da UAB/UnB, Coordenadores/as de Tutoria e responsáveis pelas Coordenações e Núcleos da UAB/UnB. Na ocasião, o Diretor de Educação a Distância da CAPES-MEC, Sr. Celso José da Costa, apresentou a pesquisa de avaliação que a CAPES-MEC fez dos polos de apoio presencial da UAB. Também foram entregues dois notebooks, adquiridos pelo Edital Pro-equipamento, aos coordenadores dos polos do Acre, Distrito Federal, Bahia e Goiás. 

Dentre as discussões, especial abordagem foi dada à produção do material impresso. A Profª. Wilsa frisou que o material é indispensável, pois muitas vezes os alunos só têm acesso à internet nos polos, e querem estudar durante algum deslocamento ou mesmo em suas próprias casas. 

No contexto da expansão da UAB na UnB, a Profª. Wilsa destacou que os polos que não tiverem condições básicas não poderão (re)ofertar cursos. No entanto, esses polos que não atendem aos critérios para a (re)oferta serão socorridos, a fim de sanar suas necessidades. A novidade é curso de Administração Pública, que deve ter edital de vestibular lançado já na próxima quinzena, garantiu o Prof. Francisco Antônio Coelho Jr., coordenador do curso.

Outro assunto importante é que, em reunião do colegiado UAB/UnB, foi decidido que as regiões Norte e Centro-Oeste são as áreas prioritárias de atendimento para a expansão dos cursos de ensino superior da UAB/UnB, principalmente, nos estados do Acre, Rondônia, Pará, Roraima, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Saiba o que os coordenadores acharam do evento:

Quando questionada sobre o que levaria desta reunião para o seu polo, a Prof.ª Marizeli, de Ipatinga-MG, falou sobre o conhecimento do perfil do seu aluno, mais maduro, que não acabou de sair do Ensino Médio. "Levarei muitas coisas que anotei aqui, uma delas é esse incentivo de acesso às redes socias na internet" - disse a Prof.ª Dinelaine, do polo de Barretos-SP. A Prof.ª Graça Garcia, do polo de Duas Estradas-PB, destacou a importância dos estágios supervisionados.

Outros coordenadores presentes demonstraram sua satisfação com o encontro, que definiram como fundamental para o desenvolvimento do sistema UAB/UnB. "O contato maior com os demais coordenadores, o esclarecimento das dúvidas, a avaliação dos resultados dos polos, tudo é diferente quando estou no Acre. Aqui essas coisas ganham vida." - disse a Profª Elenilda Maia, do polo de Cruzeiro do Sul-AC.

O evento, referente ao 1º semestre de 2010, teve a duração de dois dias e foi realizado no Edifício da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior.

Para ver mais fotos do evento, clique aqui

Veja a apresentação da Profª. Wilsa Maria Ramos, clique aqui.  

Veja a apresentação da Profº. Carlos Alberto Gonçalves, clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Blog Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified